Popular Posts

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Reino Animália

É um blog, voltado para você que gosta de animais, com dicas, curiosidades e videos engraçados.

Search

Type your search keyword, and press enter

Contate-nos

Nome

E-mail *

Mensagem *

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Como Cuidar de Hamsters part #1

          Sem Comentarios   


     Os hamsters anões são criaturas amistosas que podem ser ótimos pets para qualquer residência. Na natureza, eles vivem em grupos e crescem nas florestas, pastagens e desertos da China, da Mongólia, do Cazaquistão e da Sibéria. Existem alguns diferentes tipos de hamsters anões
    Eles gostam de ambientes secos com coisas interessantes para mantê-los entretidos. Ao aprender a criar uma boa casa para um hamster anão e saber como cuidar do bichinho, ele terá uma vida longa e feliz


   1° Fazendo uma casa para o hamster


  • Um aquário de hamster. Compre um aquário especial para hamsters ou para peixes, que também servirá. Os modelos de vidro protegem os animais do frio, de correntes de ar e ainda permitem que você observe as atividades diárias do animal. O aquário deve possuir uma cobertura em tecido na parte superior para não permitir que ele escape.
  • Uma gaiola de plástico para hamsters. Estes tipos de gaiolas são caras e na maioria dos casos, possuem vários cômodos conectados por tubos de plástico, permitindo que o roedor possa correr dia e noite entre eles. Desta maneira, fornecem diversão infinita aos hamsters, mas podem ser mais complicadas de serem limpas que outras gaiolas. Se escolher este tipo, verifique se os tubos não são inclinados ou difíceis de serem escalados, já que alguns hamsters possuem dificuldade em passar por eles.
  • Uma gaiola de arame para hamsters. Especialmente quando o pet for filhote, é imprescindível verificar se ele não consegue passar pelos arames. A gaiola de arame é muito confortável para os animais, pois ela é bem ventilada, mas é necessário tomar cuidado para não deixá-la num local com correntes de vento. O local em volta da gaiola pode ficar um pouco encardido, já que hamsters adoram cavar o revestimento dela e arremessá-lo através das fendas do arame - por esta razão, é também importante não comprar gaiolas com fundos de arame, pois eles podem machucar as patinhas destes animais.





2° Faça alguns ajustes para quando possuir mais que um hamster

     Caso tenha comprado dois destes bichinhos, adote algumas medidas para deixá-los confortáveis.Antes de mais nada procure saber qual especie é o seu hamster pois tem especies que não gostam de espaço e muito menos de companhia .
  • Ao colocar um macho e uma fêmea juntos, prepare-se desde já para dar "boas vindas" a novos filhotes. Sempre coloque duas rodinhas de exercício, casinhas ou áreas para fazer o ninho, duas tigelinhas de água e alimentação suficiente para os dois.
  • Garanta que cada um possua um brinquedo. Os dois podem se dar bem no mesmo espaço, mas ainda terão instintos de demarcação territorial.
3° Compre revestimento para o chão da gaiola do hamster.
    É essencial que ela seja seca para que não atacar a saúde do pet, mantendo a umidade longe do corpo e fornecendo abrigo e calor. Os revestimentos de papel ou sabugo de milho reciclado ou ainda de celulose são as melhores opções.
  • O revestimento utilizado não deve conter aparas de pinho e nem de cedro; elas contêm fenóis que são tóxicos aos hamsters, pois produzem vapores fortes.
  • Alguns hamsters são bastante alérgicos a certos tipos de revestimentos. Caso contenha cedro, pinho ou qualquer outro alergênico, o bichinho pode começar a espirrar e apresentar chiados no peito. Se observar que ele está assim, coloque revestimento de papel reciclado ou hipoalergênico.

    4° Analise o posicionamento da gaiola. 
      Instale-a junto aos acessórios do hamster num quarto bem confortável. Como estes animais são noturnos, eles devem ser colocados num cômodo que fica bem escuro a noite e com temperatura agradável (um pouco mais de calor que frio), já que ele pode contrair pneumonia se o frio for intenso demais.
  • Não deixe janelas abertas no cômodo onde o hamster vive.
  • Caso tenha outros pets, deixe o roedor num local onde ele não pode ser incomodado ou ameaçado.



5° Limpe a gaiola frequentemente.
Uma gaiola limpa irá ajudar a manter a boa saúde do hamster. Troque o revestimento sujo regularmente e lave toda a gaiola uma vez por semana. Geralmente, um tubo de spray de lixívia ou detergente antibacteriano combinado com água irá desinfetar e limpar o abrigo sem ser perigoso ao hamster. Outra opção é utilizar vinagre branco para deixá-la brilhando - não esqueça, também, de limpar os brinquedos, as tigelas de água e comida e a rodinha de exercício dele.
  • Após realizar a limpeza, permita que a gaiola seque ao ar antes de colocar 5 cm de revestimento novo nela. Lembre-se de que os hamsters anões adoram cavar; se não tiverem onde realizar a atividade, eles ficarão infelizes.
  • Enquanto limpa a gaiola, coloque o hamster em outro lugar mais seguro para que ele não fuja, como numa banheira seca ou num cercadinho. Evite caixas de papelão pois ele irá roê-la e escapará rapidamente.
 

0 comentários:

Postar um comentário